quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Corrida ao Templo

Esta é uma atividade muito divertida e com uma mensagem SUPER importante!

Preparação:
Tenha um motorista (com carro) para cada grupo.
Tenha um par de dados para cada equipe e coloque-os dentro de um copo descartável
Tenha uma cópia da legenda dos dados para cada carro

Atividade:
(Esta atividade só funciona se você mora perto a um Templo. Caso não more, pode tentar adaptar e fazer a corrida até a capela, saindo de algum outro ponto.)
Divida os jovens em grupos de 4. (tenha cuidado para não colocar mais pessoas por carro do que ele comporta, por motivos de segurança -  e instrua os motoristas a atentarem ao limite de velocidade e seguirem todas as regras de transito)
Diga que a atividade será uma corrida para o templo. Cada equipe tem 30 minutos para chegar ao templo, e a primeira equipe a chegar vence. Avise que, se dentro de 30 minutos, eles não tiverem chegado ao templo, devem retornar imediatamente à capela, independente de onde estejam.
Diga-lhes que há algumas regras mas que as receberão dentro dos carros.
Cada motoristas apresenta à sua equipe as regras: para cada movimento que forem fazer, devem primeiro jogar os dados, cada jovem por vez. Uma vez que seguiram exatamente o que o número tirado nos dados indicou, devem parar e jogar os dados novamente para poderem continuar. TODOS devem participar. Eis a legenda para os dados:

2. Siga duas quadras e vire à direita.
3. Sigam reto e acenem para as próximas 5 pessoas por quem passarem na rua.
4. Vire na próxima à direita e siga por mais três quadras.
5. Parem na próxima esquina, abaixem os vidros e gritem bem alto “Eu sou feliz!”
6. Vire na próxima à esquerda, e depois na primeira à esquerda novamente.
7.Siga por  três quadras e depois vire à esquerda.
8. Dê meia volta e siga no sentido oposto por duas quadras.
9. Parem no próximo local seguro, saiam todos do carro, deem três voltas correndo ao redor do carro e sentem-se em lugares diferentes.

10. Vá até o semáforo mais próximo.

11. Parem no próximo local seguro, baixem todos os vidros e cantem bem alto a canção “Se você está feliz (bata palmas...)”.
12. Sigam na direção que desejarem por 1 minuto exato.
É claro que nenhuma equipe conseguirá chegar ao Templo. Quando retornarem à capela, reúnam-os e conversem um pouco sobre a experiencia.
Lembre-os de que eles sabem onde o Templo está e que existe um caminho correto para chegar lá. Assim também é com as nossas metas de passarem no Templo dignamente no futuro, selarem-se para a eternidade e chegarem ao Reino Celestial. O Senhor já determinou qual caminho que se deve seguir para chagar lá, e é esse o caminho que precisamos seguir.
Muitos acham que pode fazer tudo o que der na "telha", levar todo o caminho na brincadeira, e achar que mesmo assim poderá chegar no Templo e selarem-se lá. Não é bem assim e não poderão faze-lo! Se contarem com a sorte, achando que independente das escolhas que fizerem ainda poderão usufruir das benção do Templo e ir ao Reino Celestial, estão enganados. 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Colar para Acampamento (lembrancinha)

A primeira vez que vi isto, foi quando participei de um acampamento quando ainda adolescente na Flórida. Depois, como líder fiz isso em todos os acampamentos de ala que organizei,  e as moças adoram!
É o seguinte: Assim que chegam no acampamento, cada moça recebe o colar com  a madeirinha com o nome, coloque em um cordãozinho (um que imita couro e se vende em loja de biju - não sei o nome) e amarre de forma que seja fácil de desamarrar (ou coloque fechos em cada um, mas pode sair mais caro).
Então, ao longo da programação, elas vão recebendo outros pingentes para acrescentar.
Eu fiz assim: Fiz uma atividade "Planejar com Propósito" (ver idéias para acampamentos) para cada valor das moças, e após cada atividade, entregava um pingente relacionado à cada atividade. Ex: Conhecimento sobre leitura das escrituras - uma escritura pequena feita de biscuit. Atividade de valor individual que usava a natureza como exemplo - uma folhinha comprada em loja de biju. 
No final, ela voltam com o colar cheio de penduricalhos para casa. Também fiz no final uma votação das 5 + do acampamento: A + animada / A + prestativa /A + cozinheira / A + campista / A + amiga. A mais votada ganhava um pingente de biscuit que era um sinal de + com  a descrição escrita nele. Fica bem legal e já é a lembrancinha do acampamento que fará com que elas lembrem das coisas que aprenderam lá. 

Nesse pingente faltam alguns, mas dá pra ter uma idéia de como é. Coloquei aquelas duas pedrinhas entre a placa do nome e os penduricallhos para que estes não ficassem caindo uns por cima dos outros.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Bolo missionário


Fiz esse bolo para a festa de despedida do meu sobrinho que está indo para a Missão Recife. Usei pasta americana e a plaquetinha de missionário do meu marido (envolta em papel filme), mas dá pra imprimir em papel arroz. Não é tão difícil, se vc souber usar a pasta americana. Seria legal para as moças fazerem para dar a algum rapaz da ala indo em missão. É uma boa forma de mostrar que elas o apoiam!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Permanecei em Lugares Santos - Atividade

Peguei esta idéia em um blog americano. Não testei porque não estou trabalhando mais nas moças, mas achei a idéia bem legal!
Prepare o salão cultural (ou a quadra) colocando numa ponta uma área chamada Terra (ponto de partida) e do outro lado Céu (chegada). No meio do salão, espalhado, coloque cartazes, cada um com uma palavra escrita bem grande: casa, igreja, templo, mutual, seminário, oração, missão, EFY, escrituras, etc... No final, o salão vai ficar assim:
Diga aos jovens que o objetivo é sairem da Terra e chegarem ao Céu. Mas aí entra a dificuldade. No meio do salão, alguns adultos estarão espalhados com o propósito de impedir que eles cheguem lá. Os adultos vão tentar pega-los. Se alguém encostar neles, devem voltar ao ponto de partida. Mas se eles estiverem pisando em um dos "lugares santos" não podem ser tocados. Não pode haver mais do que 2 jovens por "lugar santo" (a não ser que sejam poucos jovens, daí dó pode 1 mesmo). No final da brincadeira, sente com eles e conversem sobre como cada um destes Lugares Santos pode protege-los dos ataques de Satanás e como irá ajuda-los a se manter no caminho certo que leva à presença do Pai Celestial.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Caça ao Tesouro dos Detalhes

Fizemos esta mutual no ano passado. É o seguinte: Tire previamente fotos de lugares na capela, mas tem que ser de detalhes. Ex. o cantinho de uma moldura de um quadro em particular, o canto de uma mesa, o pedal do piano, etc. Seja criativo.
Faça um caça ao tesouro com elas, uma foto levando à outra. Algumas foram fáceis, outras mais complicadas. Os jovens estavam divididos em duas equipes. No final, é claro, havia uma caixa de chocolate.




Quando terminou, reunimos os jovens e falamos sobre a importância de seguir os mandamentos até nos detalhes.
Eles sabem que não podem roubar, matar, quebrar a lei da castidade, devem guardar o dia do Senhor, etc. Mas é preciso perceber que é nos detalhes que as pessoas acabam se perdendo. É num beijo mais demorado, é colando numa prova, comprando um sorvete no domingo, indo à uma festa não muito nos padrões... etc.
É preciso seguir o Senhor mesmo naqueles detalhes que você possa achar insignificante. Muitas daquelas fotos mostravam detalhes que ele nunca haviam dado importância, mas sem eles, não teriam concluído o trajeto. E com as coisas do Senhor também é assim, há certos mandamentos que podem considerar "detalhes" sem importância, mas sem eles, certamente se afastarão do caminho que leva à vida eterna.