quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Arrependimento - Seu Casaco Precisa ser Remendado?

Esta é uma forma diferente de chamar a atenção dos jovens para o assunto pecado e arrependimento:

Como preparação, pegue um casaco, jaqueta ou paletó velho (que você realmente não queira mais) e cuidadosamente arranque seus bolsos, mangas e lapela. Depois os costure novamente, mas com pontos frouxos, para que sejam facilmente arrancados depois.

Quando iniciar a mensagem, chame um voluntário e peça que ele(a) vista o casaco.

Fale que aquele casaco significa a proteção que recebemos do Senhor.

Porém, muitas vezes, não cuidamos muito bem dele. E, por achar algo inocente, você pode começar a contar mentirinhas para os seus pais e líderes (puxe e arranque um dos bolsos).  Começa mais tarde a usar algumas roupas que não estão muito nos padrões, no início só em festas, mas depois chega à conclusão que os padrões de vestuário não são tão importantes (arranque o outro bolso). Mais tarde começa a assistir filmes impróprios quando seus amigos te chamam, por vergonha de dizer não (arranque uma manga). Depois começa a namorar um não membro, porque considera “não ser nada de tão errado assim” (arranque a outra manga). Por fim, começa a faltar a igreja aos domingos porque algumas vezes surgem coisas que você considera mais importantes, como sair com amigos, ou simplesmente porque está com preguiça mesmo (arranque a lapela). Se seu casaco tiver mais peças que possam ser arrancadas, continue com mais exemplos.

A essa altura, casaco vai estar totalmente despedaçado. Pergunte se eles se lembram o que o casaco representava.

Lidere uma discussão sobre como não podemos esperar que o Senhor continue nos protegendo se nos recusamos a seguir os seus conselhos. Se nós não fazemos a nossa parte para manter a nossa integridade, nosso testemunho, enfim, nosso “casaco” intacto.

Quando cometemos o que muitas vezes consideramos “pecadinhos” sem importância, destroem nossa integridade, nos afastam do Senhor e nos deixam totalmente desprotegidos.

Todavia, o Senhor é tão misericordioso, que mesmo após desobedecermos seus mandamentos, Ele nos dá uma saída e uma chance de consertar as coisas.

(Mostre então uma agulha com uma linha passada nela) Esta saída se chama arrependimento. (Mostre todos os pedaços do casaco que você arrancou) Diga que remendar este casaco inteiro e deixa-lo exatamente como ele era antes vai dar muito trabalho e certamente vai levar algum tempo, mas vale a pena fazê-lo, pois é a única forma de recobrarmos a confiança do Senhor, nos aproximar dele e recebermos a sua proteção novamente.

Lembre-lhes que o ideal seria que o casaco não tivesse nem sido rasgado, mas uma vez feito, agora é preciso conserta-lo. E devemos ser gratos por termos ao menos a chance de nos arrepender e entender a importância de fazê-lo.

Se desejar, dê a cada jovem um rolo de linha com um bilhetinho preso onde se lê “Seu casaco precisa ser remendado?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário