quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Cabide Branco

Este poema pode ser dado para as moças como lembrança de uma aula, atividade, mutual ou até quando elas saem das moças. Entreguem junto com um cabide branco bonitinho ou decorado por vocês mesmas. É um poema original em inglês de Linda Dastrup que eu mesma traduzi.


O Cabide Branco
Este cabide do Templo foi feito para ti,
Para o vestido branco e puro, que um dia irás vestir.
Quando olhares para ele dia após dia,
Lembre-se de ser a mais pura e digna filha.
Lembre-se agora das bênçãos que o Templo irá trazer,
Lute pelo que é eterno, deves sempre o certo escolher.
E a mais importante escolha certamente será
Aquela que um companheiro eterno envolverá.
Namore os bons rapazes que sua virtude respeitam
E que seus convênios com o sacerdócio nunca rejeitam.
Lembres que estás sendo observada por nosso Pai Celestial,
Então tenha bons padrões e mostre seu valor real.
Ele sempre te ajudará a escolher o que é certo,
Se buscares Sua proteção, Ele sempre estará perto.
Tua vida será abençoada se te apegares ao Senhor,
Então siga Seus mandamentos com muito fervor.
Viva de forma a poder entrar no Templo,
Pois é a casa do Senhor e Ele te quer lá dentro.

Linda Dastrup





quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Arrependimento - Seu Casaco Precisa ser Remendado?

Esta é uma forma diferente de chamar a atenção dos jovens para o assunto pecado e arrependimento:

Como preparação, pegue um casaco, jaqueta ou paletó velho (que você realmente não queira mais) e cuidadosamente arranque seus bolsos, mangas e lapela. Depois os costure novamente, mas com pontos frouxos, para que sejam facilmente arrancados depois.

Quando iniciar a mensagem, chame um voluntário e peça que ele(a) vista o casaco.

Fale que aquele casaco significa a proteção que recebemos do Senhor.

Porém, muitas vezes, não cuidamos muito bem dele. E, por achar algo inocente, você pode começar a contar mentirinhas para os seus pais e líderes (puxe e arranque um dos bolsos).  Começa mais tarde a usar algumas roupas que não estão muito nos padrões, no início só em festas, mas depois chega à conclusão que os padrões de vestuário não são tão importantes (arranque o outro bolso). Mais tarde começa a assistir filmes impróprios quando seus amigos te chamam, por vergonha de dizer não (arranque uma manga). Depois começa a namorar um não membro, porque considera “não ser nada de tão errado assim” (arranque a outra manga). Por fim, começa a faltar a igreja aos domingos porque algumas vezes surgem coisas que você considera mais importantes, como sair com amigos, ou simplesmente porque está com preguiça mesmo (arranque a lapela). Se seu casaco tiver mais peças que possam ser arrancadas, continue com mais exemplos.

A essa altura, casaco vai estar totalmente despedaçado. Pergunte se eles se lembram o que o casaco representava.

Lidere uma discussão sobre como não podemos esperar que o Senhor continue nos protegendo se nos recusamos a seguir os seus conselhos. Se nós não fazemos a nossa parte para manter a nossa integridade, nosso testemunho, enfim, nosso “casaco” intacto.

Quando cometemos o que muitas vezes consideramos “pecadinhos” sem importância, destroem nossa integridade, nos afastam do Senhor e nos deixam totalmente desprotegidos.

Todavia, o Senhor é tão misericordioso, que mesmo após desobedecermos seus mandamentos, Ele nos dá uma saída e uma chance de consertar as coisas.

(Mostre então uma agulha com uma linha passada nela) Esta saída se chama arrependimento. (Mostre todos os pedaços do casaco que você arrancou) Diga que remendar este casaco inteiro e deixa-lo exatamente como ele era antes vai dar muito trabalho e certamente vai levar algum tempo, mas vale a pena fazê-lo, pois é a única forma de recobrarmos a confiança do Senhor, nos aproximar dele e recebermos a sua proteção novamente.

Lembre-lhes que o ideal seria que o casaco não tivesse nem sido rasgado, mas uma vez feito, agora é preciso conserta-lo. E devemos ser gratos por termos ao menos a chance de nos arrepender e entender a importância de fazê-lo.

Se desejar, dê a cada jovem um rolo de linha com um bilhetinho preso onde se lê “Seu casaco precisa ser remendado?”

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Meus Três Vestidos Brancos



Minha mãe comprou-me um vestido branco,
nem vermelho, nem rosa, nem azulão.
Disse-me ser um vestido especial
Como muito poucos são.
Só houve um antes deste.
Uma peça hoje guardada,
Que eu usei naquele dia
Quando fui abençoada

Como um bebê trajada,
Naquele primeiro branco vestido.

Meu pai segurou-me nos braços
Abençoou-me e deu-me um nome querido
Tão pura e limpa eu era então.
Com tempo para crescer e aprender
Sobre o plano do Pai para mim.
E a gloria que preciso merecer
Agora cheguei a idade de distinguir
O caminho certo do errado
E estou aqui para ser batizada
Neste lindo vestido branco
Mais uma vez estou livre do pecado
O caminho está livre para mim
Vou segurar firme a barra
E prometo ir até o fim
Tal como a lama mancharia o meu vestido
O pecado mancharia meu ser
Já que a minha meta é a brancura
Para me branquear preciso me arrepender.
Portanto, hoje faço esse voto:
Lutarei para o caminho certo trilhar
Usando meu segundo vestido branco
Na hora sagrada de me batizar
Pois s
e eu der o melhor de mim,
Ricamente abençoada serei
E dentro da santa casa de Deus
Um terceiro vestido branco usarei!
Linda Gay Perry Nelson

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Leitura das Escrituras (com chiclete)

A leitura diária das escrituras é extremamente importante no desenvolvimento e manutenção do nosso testemunho. Porém muitos jovens têm dificuldade em fazer a leitura das escritura parte do seu dia. Aqui vai uma sugestão de mensagem que pode ajudar:

Antes de começar, faça uma pilha com as seguintes coisas;
por baixo de tudo coloque um Livro de Mórmon. Então coloque por cima um celular, uma ou duas revista adolescente, um controle de televisão, um cd de músicas, um livro adolescente qualquer, e o mouse de um computador.
Inicie falando como todos tem muitas coisas para fazer durante o dia e é claro, para fazer tudo, precisamos estipular prioridades. As moças, no período em que não estão na escola, muitas vezes passam muito tempo no computador (tire o mouse), é claro que possuem hobbies de todos os tipos, como ler livros até que interessantes (retire o livro), ouvir músicas é claro que é o máximo (tire o cd), depois acabam passando um tempo que em geral é exagerado na frente da tv (tire o controle), lendo revistas (tire as revistas) e batendo papo no telefone (tire o celular). No final das coisas, conseguimos fazer todas essas coisas que em geral, se pensarmos bem, não são lá tão importantes, e não sobra tempo para coisas extremamente importantes, como a leitura das escrituras. Tudo é uma questão de prioridades!

Leia o seguinte conselho do Pres. Howard W. Hunter:
“Com certeza, a pessoa que estuda as escrituras diariamente realiza muito mais do que aquela que se dedica por um tempo considerável num dia e depois leva dias para retomar seu estudo. Devemos não apenas estudar diariamente, mas reservar um horário regular no qual podemos nos concentrar sem interferências. (…)
Quinze minutos é pouco tempo, mas é surpreendente quanto esclarecimento e conhecimento pode ser adquirido num assunto significativo. O importante é não deixar que nada interfira com nosso estudo.”

Desafie-as a ler as escrituras diariamente. É surreal esperar que elas de repente comecem a ler 1 hora diariamente, mas o importante a esta altura é desenvolver o hábito de faze-lo. Devem ler nem que seja só um pouco cada dia e ir aumentando gradativamente. E aqui vai uma forma de tornar esse desafio mais divertido:

Compre um pacote de chicletes (tipo trident ou algum outro cujo sabor não acabe muito rápido) e grampeie a seguinte instrução com ele:
 

Lendo as escrituras você se diverte
Especialmente mascando chiclete!
É só você ler enquanto mascar
E quando o sabor acabar, pode parar!




Diga-lhes que usarão o método "chiclete" durante a primeira semana, como incentivo ao desenvolvimento do hábito, mascando um chilcete por dia. Depois podem continuar por conta, sempre lembrando-se de ler TODOS os dias!